O ômega 3 é um óleo que contém dois ácidos graxos de cadeia longa denominados ácido eicosapentaenóico que é conhecido pela sigla EPA e o ácido docosahexaenóico que é conhecido pela sigla DHA, ambos possuem efeitos reguladores de longo alcance em nosso organismo.
O que ele pode fazer por você?
Até o momento foram realizados numerosos estudos clínicos para avaliar os efeitos cardioprotetores da dietas baseadas em ômega 3. Quase todos esses estudos com seres humanos revelaram benefícios. Demonstrou-se que o ômega 3 reduz os níveis sangüíneos de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e de lipoproteínas de baixíssima densidade (VLDL). Tanto o LDL quanto o VLDL são formas danosas de colesterol.
O ômega 3 também auxiliou na inibição da “agregação” das plaquetas, que contribuiria para a formação de coágulos e que podem levar ao infarto.
Qual é a Toxicidade?
Não apresenta toxicidade dentro dos níveis recomendados
Curiosidades sobre o ômega 3
O Ômega 3 também pode proteger contra a hipertensão. A hipertensão (pressão arterial alta) é a principal causa de derrames. Ele promove a vasodilatação (a abertura dos vasos para que o sangue possa fluir com menos constrição).
O ômega 3 tem efeito antiinflamatório, como foi demonstrado em experimentos com animais e seres humanos. Em um estudo, pacientes de artrite reumatóide receberam suplementos contendo EPA diariamente. Isso pareceu deter a progressão da doença nos que estavam tomando EPA, enquanto a doença continuou progredindo nos controles, que tomaram apenas placebos.